quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Terra do Sol!

Estou muito feliz com a decisão do Supremo Tribunal Federal de ter determinado que a reserva indígena Terra do Sol em Roraima, será demarcada como terra contínua, da forma estipulada em lei pela nossa Constituição. Tenho lido e ouvido tantas besteiras em relação ao caso...
Afirmações de que "perderemos a soberania sobre as terras", de que "teremos problemas de fronteiras" viraram rotina. Na mais absurda delas, um cidadão chegou a comparar, no Estadão, o problema indígena no Brasil com os problemas étnicos nos Balcãs. Se disse muito preocupado com a expressão "nação ianomami" que tem ouvido ressoar por aí e que no futuro esta pode ser a brecha para ser clamado o direito à autodeteminação dos povos.
Pior foi o mito da "miscigenação racial" ser constantemente utilizado para justificar o "esburacamento"das terras dos nativos. Miscigenação que foi principalmente de cima para baixo. Que não possibilitou o acesso dos mestiços aos benefícios da nossa cultura. Miscigenação gerada, em muito, à força no processo de espoliação da terra alheia e de destruição de uma cultura. Miscigenação resultante, também, da violência contra a mulher.
Simples assim, vamos tratar os índios como uma questão mais importante do que os aspectos econômicos referentes à usurpação de suas terras que qualquer problema territorial será evitado. Integração sim, respeitando o livre-arbítrio daqueles que querem viver na sua própria cultura sem interferências danosas. Miscigenação sim, desde que não seja um fruto indesejado do desejo sexual do patrãozinho branco.

Nenhum comentário: